[ REUNI vai aumentar número de vagas nas universidades federais
14/03/08 13:03:35
O número de vagas oferecidas anualmente pelas universidades federais deverá aumentar 52% até 2012, caso sejam atingidas as metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O programa foi lançado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 53 reitores, em cerimônia no Palácio do Planalto. Esteve presente, assinando o Acordo de Metas, o professor Clovis Silva Lima, reitor da Universidade Federal de Santa Maria.
O número de vestibulandos aprovados anualmente nas federais de todo o país subirá de 149 mil, este ano, para 227 mil, em 2012. Ao todo, 1.082.239 estudantes deverão estar matriculados nas 53 instituições. Hoje, são 723.553. Ou seja, em cinco anos, as universidades federais terão 358 mil vagas a mais.
Das novas vagas do Reuni em todo o país, mais da metade será destinada a cursos noturnos. Ou seja, de 78.218 vagas a mais que serão oferecidas a partir de 2012, 40.504 serão para estudar à noite.
Ainda que a maior parte das novas vagas atenda quem quer estudar à noite, o total de novos alunos nas universidades continuará sendo majoritariamente de estudantes para cursos diurnos, ao contrário do que ocorre nas instituições particulares. Dos 227 mil calouros em 2012, apenas 79.215 freqüentarão cursos noturnos.
"Cada universidade, com a sua autonomia, teve o direito de planejar. E muitas optaram pela criação de novos cursos diurnos" — disse o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Arquimedes Ciloni.
O investimento do governo atingirá R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos, até 2011. Em contrapartida, governo vai cobrar maior produtividade, com ampliação das matrículas, especialmente as noturnas; aumento do número de alunos por professor (de 12 para 18); e elevação do percentual de concluintes, de 60% para 90%, combatendo a evasão.
Lula enviou para o Congresso projetos de lei em regime de urgência propondo a contratação de 45 mil professores e servidores técnico-administrativos durante o Reuni. Esse número contempla tanto a expansão das universidades quanto das escolas técnicas federais. O governo quer contratar 16 mil professores e 10 mil servidores técnico-administrativos para as universidades.
A proposta prevê ainda a criação de 900 cargos comissionados, que, segundo o Ministério da Educação, costumam ser preenchidos por professores concursados. O ministro Fernando Haddad cobrou pressa do Congresso. Ele quer a aprovação dos projetos até 15 de abril para que os concursos possam ser realizados ainda este ano.
Haddad lembrou que apenas 12% da população brasileira de 18 a 24 anos estão na faculdade, a maioria em instituições particulares: — "Isso só se resolve com a expansão da universidade pública", disse ele. "Enquanto houver espaço para o setor privado avançar, ele vai avançar, porque existe garantia constitucional para que exerça uma função que o Estado não está exercendo. São ações como o Reuni que mudam a feição do sistema", concluiu o ministro.
Com o apoio do Portal Andifes e O Globo ]
3 comentários:
que tal?
só uma pergunta.
aumentar o número de alunos por professor é uma coisa boa?
p.s.: os grifos são meus.
sendo que temos APENAS 8 professores efetivos pra mais de 100 alunos, e conhecendo bem os substitutos que empurram...
temo mal arrumado!
Só três comentários:
1- Tô muito **** da vida pq teremos nutrição na federal, mas será em silveira martins. qd resolverem construir um prédio por lá. [site da uni tem essa notícia]
2- Só dois bilhões? :/
3- Psicologia hoje: entram 25 saem 15 [até menos. bem menos.]
Psicologia 2012: entram 40 e graças ao estímulo e apoio dos nossos preofessores, fora os problemas físicos e também os psicológicos de seus alunos [hehe], saem 25.
Bem, digamos que no final atingiria finalmente a meta dos 25 formados. :D
Postar um comentário